Museu Hercílio Luz um dos maiores atrativos turísticos de Rancho Queimado
Visitar a Casa de Campos do Governador Hercílio Luz é conhecer um pouco da história de Santa Catarina. A casa é bem conservada e o jardim é lindo, perfeito para um pique nique. A recepção e a orientação sobre a casa é perfeita.
Cerca de 62 quilômetros distante de Florianópolis, a antiga casa do ex-governador Hercílio Luz, em rancho Queimado, abriga o museu criado em 1985, após sua restauração e tombamento como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina.
A casa construída no início do século XX foi adquirida em 1911 pelo governador do estado de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz com o objetivo de cuidar da sua saúde e para o lazer de sua família, além de ter sido palco de discussões e decisões políticas que marcaram a história de Santa Catarina.
O governador tinha uma família numerosa, Hercílio Luz foi pai de 19 filhos e por isso a casa passou por várias ampliações.
Em 1912, ano seguinte a compra da casa, Hercílio Luz foi eleito senador da República e ficou no cargo até 1915. Em 1918 foi eleito governador de Santa Catarina e reeleito em 1922, ficou no cargo até sua morte em outubro de 1924.
No período em que foi governador, promoveu grandes obras no estado, entre elas a Ponte Hercílio Luz que foi a primeira ligação entre a Ilha e o Continente em Florianópolis.
A Casa de Campo do Governador Hercílio Luiz é um dos imóveis mais visitados da Grande Florianópolis. Foi adquirida pelo Governo do Estado em 1984 e é administrada pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura). A casa foi tombada como patrimônio histórico e cultural de SC em 1985.
A casa-museu conta com um acervo rico da cidade de Rancho Queimado e da história da família Hercílio Luz. São móveis, roupas, documentos, peças que caracterizam o estilo de vida da época.