Corretor de imóveis: vale a pena contratar um?

Corretor de imóveis: vale a pena contratar um?

Corretor de imóveis: vale a pena contratar um?

Se você está pensando em comprar ou vender um imóvel, sabemos que uma encruzilhada está por vir, decidir entre fazer os negócios por sua conta em risco ou contratar um corretor de imóveis, ou ainda contratar uma imobiliária.

Todas as opções tem os seus benefícios e desvantagens, cabe a você escolher o melhor, e hoje o nosso objetivo é trazer as principais vantagens da contratação de um corretor de imóveis, principalmente se você estiver pensando em comprar um imóvel na planta.

Com auxílio de um corretor de imóveis, você tem menos burocracias para resolver, além de ter uma segurança no seu negócio de compra ou venda de imóvel.

Vejamos abaixo então algumas das vantagens de contratar um corretor de imóveis.
Quais as atribuições de um corretor de imóveis? 

O corretor de imóveis é um profissional que fica responsável pelo controle de todo o processo que envolve a venda, a compra ou o aluguel de um determinado imóvel. Dito isso, o corretor de imóveis pode trabalhar em uma imobiliária, mas pode também atuar de maneira independente.

Resta então saber a diferença da atuação de um corretor de imóveis ao trabalhar em uma imobiliária e o seu trabalho autônomo.

Uma imobiliária costuma ofertar os serviços de consultoria para os compradores e locatários, intermediação dos contratos, além da avaliação do imóvel. E o corretor de imóveis está à frente do processo de negociação.

O que significa dizer que o corretor de imóveis e dará com toda a compra, venda, permuta e locações.

Dentre as suas responsabilidades, nós também podemos destacar que ele instrui os clientes sobre os investimentos no setor imobiliário, apresenta quais certidões serão necessárias para negociação de um imóvel e negocia os valores e disposições gerais do contrato com os envolvidos.

O corretor de imóveis tem muitas atribuições, e elas existem justamente para nos passar uma maior confiabilidade no seu serviço.

Quais os benefícios de contratação de um corretor de imóveis? 

Contratar um corretor de imóveis traz muitas vantagens consigo, então, vamos conferir algumas delas para que você possa compreender a sua importância.

Credibilidade no negócio 

Pelos valores que os corretores de imóveis têm é a sua neutralidade, pois, ao contrário do que ocorre em uma negociação com o proprietário e o inquilino, nesse caso nenhum dos dois poderá se sentir prejudicado ou mais beneficiado do que o outro.

O corretor demonstrará, inclusive ao inquilino, quais os benefícios que as duas partes ganham nesse negócio. No final das contas, você tem um resultado justo para os dois.

É interessante que você opte também por um corretor de imóveis que possui a reconhecimento na região. Dessa maneira, você evita dores de cabeça e burocracias desnecessárias no futuro.

Procure saber as referências desse profissional, principalmente a maneira que ele trabalha, a sua pontualidade e como ele está atualizado em relação aos temas do mercado imobiliário atual.

Caso você busque por respostas e encontre um posicionamento positivo, não precisa ter medo pois o profissional que você está contratando com certeza será de grande valia.

Avaliar o imóvel 

Outro benefício que você pode usufruir a partir da contratação de um corretor de imóveis é avaliação do imóvel, pois essa é uma das atribuições desse profissional.

Caso você queira vender o imóvel sem antes avaliar, é possível que você consiga vender por um preço que está acima do que ele realmente vale, porém o comum de ocorrer é vender abaixo do valor.

Com um corretor de imóveis ao seu lado não precisa se preocupar, por que ele ficará responsável por confeccionar um laudo com todas as explicações em relação ao valor do seu imóvel, apresentando ainda os pontos positivos e negativos.

Com isso, você poderá inclusive mostrar esse documento para os possíveis inquilinos, sanando algumas dúvidas que são comuns, principalmente aqueles que se relacionam com o valor.

Economizar tempo 

Por fim, outra vantagem obtida a partir da contratação de um corretor de imóveis é o tempo que você vai economizar, em relação ao negócio de compra e venda de um imóvel.

Todos nós sabemos como pode ser muito demorado e desgastante o processo de vender, comprar ou alugar um imóvel. Nem todo mundo tem essa paciência, mas o trabalho do corretor de imóveis é justamente esse.

Ele fará o intermédio entre o proprietário e os interessados nesse determinado imóvel.

Portanto, você não precisará perder nenhum tempo apresentando o imóvel para os interessados.
Além disso, ao longo do dia, é comum que os interessados fiquem perguntando outros detalhes e ninguém gosta de ser perturbado com esse tipo de questão.

Contudo, quem ficará responsável por essa interação com os possíveis compradores ou inquilinos será o corretor de imóveis, e você saberá apenas do resultado dessas conversas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword