Sofrendo com o inverno? Saiba como aquecer a casa com essas 8 dicas
Que delícia é ficar em casa descalço, bem à vontade! No inverno, no entanto, isso nem sempre é possível. Dependendo da região, as baixas temperaturas obrigam os moradores a passarem o dia todo, calçados e com roupas pesadas. Ainda bem que não precisa ser assim! Nós da Eric Belém Imóveis elencou uma série de soluções para aquecer a casa nos períodos frios, a deixando ainda mais bonita e aconchegante.
1. Avalie os revestimentos nos pisos e paredes
Invista em revestimentos que aumentam o conforto térmico. Além dos clássicos pisos e carpetes de madeira, existem versões mais práticas e econômicas. É o caso dos pisos laminados e vinílicos com estampas de madeira.
Já em locais com frio intenso, se pode optar pelos pisos radiantes (também chamados de térmicos). Nesse caso, o chão é aquecido por um sistema com água quente ou eletricidade, instalado sob o piso. Assim, o calor se espalha, uniformemente, pela casa.
Nas paredes, é possível usar tijolinhos refratários. Para uma instalação mais simples, existem as versões ecológicas (ecobricks, feitas de materiais reciclados). Além disso, alguns papéis de parede mais grossos também atuam como isolantes térmicos.
2. Verifique a vedação de portas e janelas
Uma maneira de manter a casa aquecida é evitar a perda de calor para o meio externo. Sabe-se que o ar quente escapa, principalmente, pelas frestas de portas e janelas. Por isso, quando existem vãos não tem jeito: é preciso agir.
Não esqueça de deixar os raios de sol entrarem durante o dia, abrindo portas, janelas e cortinas, e de fechá-las ao entardecer.
3. Coloque roupas de cama de inverno
Roupas de cama de inverno são feitas de materiais mais quentes, como malha. Além disso, o conceito de que cores escuras esquentam mais, também se aplica a elas. Portanto, invista em tons que ajudam a absorver o calor.
Também existem lençóis e cobertores elétricos, que funcionam ligados na tomada. Eles vêm com termostato, permitindo o ajuste da temperatura conforme a necessidade.
Já a alternativa mais econômica é uma velha conhecida. Ao colocar uma bolsa de água quente embaixo das cobertas, alguns minutos antes de deitar, a cama fica bem mais gostosa.
4. Use a decoração para aquecer a casa
Tapetes no estilo shaggy (bem peludos) e outros itens têxteis, como almofadas e mantas em lã, camurça e veludo, ajudam a aumentar a temperatura no lar. Por isso, coloque-os na sala e nos quartos.
Em relação às cortinas, prefira os modelos blackout, de preferência compridos (até o chão). Mais grossos, eles melhoram a sensação térmica nos cômodos. Isso porque, preservam parte do calor, acumulado nos ambientes ao longo do dia, durante a noite.
Para deixar a estética mais leve, invista em vasos com plantas ou, até mesmo, em um jardim pequeno. Isso é bastante comum em decorações com estilo escandinavo.
5. Desencoste os móveis das paredes externas
As plantas arquitetônicas de apartamentos pequenos nem sempre permitem, mas se possível, deixe sofás e camas afastados de paredes externas. Isso ameniza o frio sentido, principalmente, à noite.
Além disso, escolha sofás e poltronas em tecidos que aquecem. Camurça, suede e veludo são boas opções.
6. Prefira móveis de madeira
Peças de metal são, naturalmente, mais frias. Por isso, escolha as cadeiras de madeira. Invista, também, em painéis de madeira nas paredes da sala e dos quartos. Além de funcionais, eles ajudam a aquecer a casa.
Em relação aos móveis maiores, como armários de cozinha e guarda-roupas, a escolha do material é ainda mais importante — devido ao impacto que têm nos ambientes. Para um lar mais aconchegante, em vez de estruturas metálicas e superfícies de vidro ou espelhadas, opte pelo mobiliário feito em madeira.
7. Dê atenção à iluminação
As lâmpadas de hoje em dia não esquentam como as antigas incandescentes. Porém, escolher lâmpadas de tons quentes (amarelados) aumenta a sensação de aconchego. Também vale a pena colocar alguns abajures pelos ambientes.
As velas, por outro lado, esquentam. No entanto, o calor sentido não passa de um ligeiro aquecimento.
Se optar por acendê-las, considere as velas aromáticas, que perfumam os ambientes. Mas atenção: é preciso se lembrar de apagá-las antes de deitar.
8. Invista em uma lareira
O uso de lareira ou fogão a lenha, além de proporcionar aquecimento, também acrescenta charme e elegância para a decoração, por isso, decorar a casa de campo com um dos dois, é um ponto certeiro! Existem diversos modelos de lareiras, e você pode escolher a melhor opção para a sua casa. As convencionais são as lareiras a lenha, mas dependendo do ambiente, não é possível adequá-lo ao espaço, então você pode investir em uma lareira elétrica, a gás, ou ainda ecológica.
Agora que você conhece diversas opções para aquecer a casa no inverno, não sofra mais com o frio. Seja por meio da decoração ou recorrendo à escolha dos revestimentos, o importante é tomar as medidas necessárias para manter o calor dentro do lar. Tenha a certeza de que, dessa forma, você e sua família aproveitarão ainda mais!