Setor imobiliário terá um de seus melhores anos em 2021

Setor imobiliário terá um de seus melhores anos em 2021

Setor imobiliário terá um de seus melhores anos em 2021

O setor imobiliário se viu diante de um cenário inédito em 2020: canteiros de obras completamente paralisados e inúmeras incertezas acerca da retomada da atividade.

No entanto, o que as empresas não esperavam era a súbita volta da demanda por imóveis.

A pandemia teve um certo viés positivo para a construção civil porque as pessoas acabaram fazendo uma reflexão sobre a forma como estão morando e que é possível fazer um upgrade.

O mercado imobiliário ficou muitos anos sem lançamentos. Em um cenário de taxa básica de juros (Selic) em mínima histórica, o ambiente é propício para o investimento em imóveis. Em alguns Estaddos a  compra de um segundo imóvel como casa de veraneio, por exemplo, veio com força nessa pandemia.

Para 2021, esperamos que o governo federal retome o caminho do equilíbrio fiscal, em um horizonte de estabilização do dólar e continuidade das discussões acerca de reformas, especialmente a tributária. Na seara da inflação,  não se descarta movimentos isolados em alimentos e insumos básicos — incluindo a indústria de materiais de construção. Ainda assim, nos mantemos otimista, inclusive em relação ao câmbio.

Os Estados Unidos devem passar a adotar uma política de desvalorização da moeda, o que pode contribuir para o controle da inflação no Brasil. Mesmo que a Selic aumente um pouco, ainda teremos um ambiente de juros negativos.

A queda acentuada da taxa básica de juros mais recentemente ainda não chegou aos financiamentos imobiliários em sua plenitude. No ano que vem, visamos capturar ainda mais os benefícios dessa política.

Novo normal

A tendência no mercado imobiliário é que o consumidor passe a buscar apartamentos e casas em condomínios com mais espaço e integração com a família e isso não significa necessariamente estar próximo ao trabalho.

A pandemia quebrou uma parte do conceito de que as pessoas  buscam morar perto do trabalho. Se as empresas estão adotando home office, é possível morar mais longe, porém com mais espaço e qualidade.

O consumidor quer uma cozinha integrada à sala, uma varanda e mais conforto. Esse foi um legado da pandemia. Trata-se de um caminho sem volta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword