Quais são as tendências de decoração de interiores para 2021?

Quais são as tendências de decoração de interiores para 2021?

Quais são as tendências de decoração de interiores para 2021?

Uma das principais tendências de decoração de interiores para 2021 é justamente o compromisso com o desenvolvimento da arquitetura sustentável. Isso porque o tema da sustentabilidade está cada vez mais popular e chamando atenção dos profissionais da área.

Nesse sentido, o uso de materiais recicláveis tem sido adotado, pois confere maior responsabilidade com a proteção do meio ambiente. Além disso, há uma maior procura por cores específicas que trazem a sensação de paz e por espaços multiusos, por exemplo.

Merecem destaque também os pisos diferentes, a iluminação mais natural, itens decorativos e os estilos de decoração rústica e moderna. Então, confira a seguir as principais características do setor para este ano!

Cores que remetem à calma e bem-estar

As cores são elementos muito importantes no design de interiores, afinal dão mais personalidade ao ambiente. Além disso, também servem para garantir um clima especial para o lugar, passando sensações e sentimentos diferentes.

Desse modo, as cores mais visadas para o ano de 2021 são a verde, a azul, a cinza e a amarela brilhante (ou Yellow Illuminating). Estas são as cores do verão 2021 definidas pela Pantone Color Institute, que evidencia as cores mais atuais e relevantes do mercado.

E é claro que as cores tendências têm um significado. Veja:

  • Verde: estimula a sensação de frescor e restauração, além de remeter a ideia da natureza. O tom verde frio e pálido será o mais buscado, pois dá um toque futurista para o clima do espaço;
  • Azul: alguma dúvida de que esta cor reflete o céu em um dia limpo e sereno? Além de ter referência da tecnologia, a cor azul causa a sensação de paz e tranquilidade;
  • Cinza: em seu tom mais neutro, o cinza representa o minimalismo. Ele passa a sensação de discrição, dá aquele toque de confiança e remete a mensagem de coragem;
  • Amarela: um tom de amarelo caloroso, semelhante à energia solar, mais brilhante e vivo, que traz a sensação de vivacidade e alegria. O Yellow Illuminating é considerado a cor do ano pela Pantone.
cor tendência Pantone  2021no playground
Playground com a cor da Pantone 2021

 

Peças de destaque

Peças de destaque também fazem parte das tendências de decoração de interiores para 2021. Elas garantem mais estilo ao ambiente, oferecendo maior personalidade à organização. Exemplos disso são:

  • pinturas de parede de acordo com as cores em alta;
  •  revestimento de paredes e pisos, como porcelanato, cerâmica e quartzo;
  • móveis planejados seguindo estilo minimalista;
  • acessórios como tapetes lisos com cores que combinem com o ambiente, cortinas, almofadas, lustres de acordo com o estilo adotado (clássico, rústico, criativo, industrial, etc.), vasos de planta de vidro e cerâmica, entre outros;
  • sofás com estilos modular e com chaise, além do sofá-cama;
  • luminárias mais criativas para o quarto, sala e home office;
  • plantas e jardins internos, ou seja, arranjos de flores e folhagens do lado de dentro do imóvel;
  • espelhos, que viraram peças de requinte e elegância;
  • quadros e porta-retratos, desde os mais elegantes até os mais despojados.

Elementos naturais

varanda com plantas
Elementos naturais trazem a sensação de tranquilidade

Uma tendência de decoração de interiores também é a conexão com a natureza. Por isso, elementos naturais estarão em alta em 2021.

Um exemplo disso são os materiais naturais e orgânicos, como flores vivas e secas, fibras naturais, pedras, madeira pura e mármore. Eles remetem a sensação da vida do lado de fora e incitam maior relação com o meio ambiente.

Nesse sentido, outros detalhes também podem ser adotados, como objetos artesanais que utilizam madeira, tecido natural, entre outros.

Espaços multiusos e abertos

Sabe aquelas integrações de um cômodo a outro que não só passam a sensação de mais espaço como também possibilitam maior circulação? É mais uma dentre as principais tendências de decoração de interiores em 2021.

Exemplo disso é quando um móvel é usado como divisor entre sala e cozinha. Nesse caso, aposte em móveis mais flexíveis, como os retráteis e dobráveis. Eles podem ser deslocados para outros lugares da casa.

Há também a sacada gourmet, um espaço integrado à sala e que pode ser utilizado para diversas finalidades.

Decoração rústica e moderna

Mas, se você é daqueles que curtem mais de um estilo, que tal juntar tudo? Esse é o caso da decoração rústica e moderna, que une características da organização inovadora com tendências mais antigas.

Dessa forma, é possível intercalar conforto e contemporaneidade. Exemplo disso é misturar móveis e objetos de madeira em seu estilo rústico a elementos de tons suaves e neutros.

Pisos diferentes

Adotados como uma das tendências de decoração de interiores para 2021, estão os pisos diferenciados. Sabe aqueles com texturas diversificadas? Então! Além deles, há os de estilos com cores que oferecem contraste e profundidade com outros cômodos.

Outra tendência de pisos diferentes é o uso de régua que imita madeira ou algum outro material. A ideia é separar a sala de estar, de reuniões e o local de jantar em espaços abertos.

Iluminação natural

iluminação natural no apartamento é tendência de decoração
Ambiente com iluminação natural da varanda

Por fim, você já reparou em como a iluminação natural tem ganhado espaço nas tendências de decoração de interiores?

Ao apostar na decoração mais próxima da natureza, a busca por iluminação com a luz do dia se tornou primordial. Por isso, vários imóveis têm ganhado portas e janelas de vidro para que esse aspecto seja melhor aproveitado.

Além de oferecer a sensação de bem-estar e tranquilidade, a luz natural também ajuda a economizar energia e permite que o espaço sustente a valorização da natureza.

E aí, já está com suas ideias fervilhando para decorar seu ambiente? Saiba que você pode contar com a Imobiliária Eric Bélem para isso!

Conheça nossos imóveis e veja os benefícios de contar com uma empresa que está sempre de olho nas tendências de decoração de interiores para tornar seu novo imóvel um lar aconchegante e cheio de estilo  neste 2021!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword