Investir em terrenos vale a pena?

Investir em terrenos vale a pena?

Investir em terrenos vale a pena?

Sabia que investir em terrenos pode ser uma boa ideia? Essa opção tem se mostrado bem vantajosa para quem deseja investir no mercado imobiliário. Afinal, é um investimento bem menor, quando comparamos a uma casa ou um apartamento, mas, que também gera bons lucros em médio e longo prazo.

Além disso, o terreno tem grandes possibilidades de ser valorizado com o tempo — isso porque os locais estão em constante desenvolvimento. Sendo assim, o investimento nesse nicho tem sido bastante procurado e explorado por investidores, visto que vislumbram grandes oportunidades de lucros.

Neste artigo, você vai saber as principais vantagens de investir em terrenos e como fazer isso, de forma adequada. Continue a leitura e confira!

Por que investir em terrenos?

O mercado imobiliário tem seus altos e baixos, mas, é sempre visto como um bom investimento — e com os terrenos isso não é diferente. Por isso, para quem deseja investir, essa é uma boa alternativa para começar. Confira algumas vantagens de apostar nesse nicho!

Garante mais economia

Se você souber escolher, projetando aquele local para um futuro próximo, é possível prever o seu desenvolvimento e economizar na aquisição. Certamente, pagará muito menos que em locais bem cotados no mercado imobiliário. Dessa forma, você poderá adquirir um terreno com bons metros quadrados, em uma região que promete crescimento. Depois, é só escolher o uso mais adequado do terreno, que poderá ser a venda, a construção da casa própria ou outro que gere lucros.

Possibilita menor custo em longo prazo

Nós sabemos que qualquer investimento gera custos — e com os terrenos, isso não é diferente —, mas, ainda assim, ele pode ser bastante lucrativo. O que determina a sua lucratividade é o retorno que pode ocorrer em médio e longo prazo, dependendo de algumas características, como a valorização do local.

Sendo assim, a aquisição de terrenos é vista como bem vantajosa, os custos que gera são pequenos, ou seja, o proprietário deve desembolsar o IPTU anual, dependendo do local, pouca energia e manutenções gerais.

Proporciona várias opções de uso

A compra de um terreno difere muito de outras aquisições, uma vez que se trata de um investimento versátil. É possível construir em um terreno uma residência, uma oficina, um estacionamento — ou seja, possibilita uma série de alternativas viáveis e algumas de baixo custo. Tudo vai depender do objetivo do investimento.

Garante um investimento mais seguro

Tendo em vista que, no Brasil, não ocorrem desastres naturais, como terremotos e outras catástrofes, é difícil ter um prejuízo nesse investimento. No entanto, um local com uma boa infraestrutura, onde não haverá riscos de acidentes, é essencial para evitar perdas e prejuízos.

Se você souber no que está investindo, bem como se tiver a certeza do retorno — mesmo que seja em longo prazo —, saberá que pode ter uma forma de renda no futuro e o negócio terá valido a pena.

Viabiliza uma construção personalizada

Ao adquirir um terreno, você terá a liberdade de construir o que quiser. Logicamente, terá que seguir as normas estabelecidas pelo município. Essa modalidade permite que você faça uma casa com as dimensões que jugar necessárias.

Em se tratando da casa própria, a obra pode ser feita no seu tempo. Você pode planejar tudo do seu jeito, com os materiais que serão usados no acabamento e tudo mais que quiser, ao seu gosto. Além disso, fica bem fácil acompanhar todos os passos da obra e verificar se tudo está como realmente quer.

Quais os cuidados para adquirir um bom terreno?

Você já se decidiu por comprar um terreno, certo? Então, fique atento a tudo o que deve priorizar nesse investimento. Vale ressaltar que buscar um especialista para auxiliar você é de extrema importância, uma vez que ele saberá orientá-lo quanto a várias questões. Confira algumas dicas de como comprar seu terreno e garantir um bom negócio!

Pesquise o histórico da propriedade

Nesse setor, apesar de haver uma regulamentação, ainda assim, é possível encontrar anúncios estranhos e que geram suspeitas, como os que contenham promessas irreais, condições de preservação estranhas, proprietários que não foram registrados, entre outros. A dica é esquecer e partir para o próximo.

No caso de loteamento de terreno, pesquise sobre a empresa responsável. Verifique as referências dos antigos projetos e visite para saber sobre as condições. Tenha em mente que loteamentos irregulares existem, e, geralmente, eles não se preocupam com o que será construído no local. Fique atento!

Escolha a localização mais atraente

A maioria dos investidores em terrenos busca uma boa localização ou, pelo menos, uma projeção para isso. Portanto, o valor do terreno tem muito a ver com a atratividade da região, visto que, em muitos casos, ainda não há nenhuma construção ou estabelecimento comercial.

Um local sem atrativos ou sem projeção de desenvolvimento é bem mais barato, porém, com a desvantagem de render menos em longo prazo. Por isso, é de extrema importância conhecer a região para ter uma ideia se o local passará por um processo de valorização ou não. Dessa forma, haverá mais certeza de um bom investimento.

A dica é verificar o local e suas adjacências, caminhando pelas ruas e checando alguns detalhes, como a iluminação, infraestrutura relacionada a transporte, hospitais, comércio e outros serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword