Dicas para deixar a sua varanda de campo linda e funcional

Dicas para deixar a sua varanda de campo linda e funcional

Dicas para deixar a sua varanda de campo linda e funcional

Imagine a cena: fim de uma tarde de verão, chuva refrescante, cheirinho de grama úmida e uma linda vista para o jardim. Quem não gostaria de vivenciá-la?

Se a sua casa tiver uma área aberta e preferencialmente coberta, é possível. Você saberia como decorar corretamente a varanda da sua residência visando à diversão e à contemplação?

Antes de responder essa pergunta, vamos refletir sobre o que são varandas para a arquitetura residencial. Trata-se de um ambiente aberto, normalmente coberto, localizado do lado de fora da casa.

Que tipo de decoração usar na varanda?

Antes de responder essa pergunta, vamos refletir sobre o que são varandas para a arquitetura residencial. Trata-se de um ambiente aberto, normalmente coberto, localizado do lado de fora da casa.

A varanda ainda pode estar localizada na frente do imóvel, servindo como recepção; contornar toda a edificação, ou estar nos fundos ou no jardim – sendo ou não integrada à sala de estar e à área da churrasqueira.

Se esse ambiente tiver ligação com o meio externo, é compreensível que a decoração combine mais com a natureza do terreno. Outra questão que deve influenciar muito na escolha dos itens para a varanda é o estilo de arquitetura da casa.

Contudo, vale lembrar que a maioria das residências com varandas apresentam um visual mais interiorano ou praiano.

Exemplos de varandas com decoração rústica ou decoração com linhas clean, porque exploram bem as texturas dos materiais naturais.

Claro que é possível pensar em varandas e sacadas ambientadas em outros estilos estéticos – tudo é questão de preferência. Apenas alertamos para o fato de que essa decoração combine com a proposta original da casa, para não comprometer a fachada.

 

 

Que estilo de móveis são indicados para varandas cobertas?

Se você pensava em levar para a varanda de casa os móveis que sobraram dos interiores, esqueça.

Definitivamente, o meio externo oferece condições ambientais diferentes. Nesta situação, as peças ficarão ainda mais expostas à umidade e aos raios solares.

Por isso, qualquer componente utilizado em sua decoração – feito em plástico, metal ou madeira – precisará ser bastante resistente. Além disso, deve combinar com a paisagem e com as atividades que serão realizadas no local.

Lembre-se de que essa zona da casa será voltada para o descanso e a socialização. Portanto, ela terá mais jeito de sala de estar, com sofás, poltronas, cadeiras, chaises de linhas simples e assentos revestidos em tecido impermeabilizado.

O ideal é ter no ambiente alguns bancos e mesinhas auxiliares. Tais peças devem ajudar a enfatizar o estilo da decoração e podem até apresentar detalhes entalhados, vazados e outros especiais.

 

 

Como personalizar uma decoração de varanda?

A personalização da decoração é a etapa mais importante da ambientação de uma varanda, fazendo-a parecer o mais alegre e aconchegante possível.

Uma boa opção para o cenário, porém menos impactante, seria completá-lo com elementos neutros. É possível deixar o espaço também mais atraente com peças coloridas de formas ousadas. Elementos artesanais são ótima pedida numa situação dessas.

Combina com decoração de varanda esculturas em madeira ou criadas com peças extraídas da natureza, como pedaços de troncos e folhas secas. Estruturas de jardins verticais e jardins suspensos podem ser previstas para o local.

Grandes lamparinas, vasos com folhagens e arranjos de flores vivas são muito bem-vindos. E, sobre o sofá, opte por conjuntos de almofadas em diversos tamanhos e em estampas de folhas, flores e animais.

“Plantas são ótimas opções para decoração de varanda. Além de trazer mais vida ao ambiente, cuidar delas proporciona momentos relaxantes e contato com a natureza. (…) a horta vertical (…) é perfeita para espaços menores. Basta escolher uma parede que receba boa incidência de luz solar para colocar os vasos.” – trecho de reportagem de Revista Zap Imóveis.

 

 

Não se esqueça de brincar com as cores da decoração da sua varanda de casa. Cinza e creme são perfeitos para estofados. O verde deve estar presente em vários detalhes. Azul pode combinar, se o local estiver à beira de uma piscina. Laranja e vermelho devem tornar mais quente o cenário e criar pontos focais. E o amarelo traz mais alegria visual.

 

 

Pronto, agora é só começar seu projeto e deixar sua varanda incrível!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword