Condomínio sustentável: Conheça as melhores ações

Condomínio sustentável: Conheça as melhores ações

Condomínio sustentável: Conheça as melhores ações

Muitas pessoas pensam que o condomínio sustentável está apenas relacionado à preocupação com o meio ambiente. Isso é verdade, em parte, mas o conceito vai muito além disso. Entre suas vantagens está a redução de custos e a valorização do imóvel, para citar algumas.

Há diversas ações que podem ser desenvolvidas quando colocamos em prática um plano de sustentabilidade para o condomínio. São medidas que trazem inovação e melhor qualidade de vida. O uso consciente dos recursos naturais é uma parte do condomínio sustentável, pois o plano também vai ajudar a enxugar o orçamento e diminuir os custos de funcionamento do condomínio.

Descubra quais são as vantagens de ter um condomínio sustentável e entenda de que forma a implementação de processos sustentáveis vai ajudar a reduzir os custos inerentes ao funcionamento do condomínio.

Uma medida essencial é a mudança de atitude, com a implantação de medidas que vão trazer diversos benefícios para o meio ambiente, para os moradores e ainda gerar economia de dinheiro ao condomínio. A sustentabilidade pode estar presente em várias atividades do condomínio e para implantá-las o primeiro passo é realizar uma reunião para definir quais as ações que serão implantadas e definir um cronograma para serem colocadas na prática.

Confira a seguir 13 dicas para tornar seu condomínio sustentável:

Coleta seletiva

A separação do lixo já é realizada na grande maioria dos condomínios, mas pode ser dada ainda mais atenção à ela. As pessoas ainda cometem diversos erros por desconhecimento. Veja como fazer fazer a coleta seletiva corretamente.

Hortas

A implantação de uma horta traz diversos benefícios como ter alimentos fresquinhos e sem agrotóxicos à disposição, trazer maior interação entre os moradores e ainda praticar a educação ambiental com as crianças. A falta de espaço não deve servir como desculpa para não desenvolver esta atitude sustentável, pois podem ser utilizadas as floreiras para plantio de temperos e pequenos legumes, por exemplo. Existe também a opção de utilizar as paredes e fazer uma horta vertical, servindo inclusive de “decoração”, pois vai deixar o condomínio mais bonito.

Compostagem

Restos de alimentos que iriam para o lixo podem virar alimento para a horta com a implantação da compostagem. Com essa atitude haverá adubo orgânico para a horta e demais folhagens do condomínio e consequentemente acontecerá a diminuição da geração de lixo.

Mudanças de atitude

Utilizar mais a vassoura ao invés da mangueira para a limpeza das áreas comuns, mudar o horário de regas das plantas, mais atenção à manutenção para evitar vazamentos, entre outras, são atitudes simples que vão diminuir bastante o consumo de água.

Iluminação

Trocar todas as lâmpadas comuns por econômicas – incandescentes por fluorescente tubular e ainda LED. Incentive os moradores a também tomarem essa solução ecoeficiente em suas casas. Placas solares são uma boa solução se o condomínio puder investir.

Captação de água da chuva e reuso

Fazer captação de água da chuva para reuso, que pode ser utilizada na lavação de águas comuns e se tratada para irrigar a horta. Isto vai gerar bastante economia na conta no final do mês.

Hidráulica

– Instalar válvulas de regulagem de vazão nas torneiras e os vasos sanitários, por vasos inteligentes, para evitar o desperdício, gerando economia na conta de água.

Individualização de medidores

– Fazer a individualização dos medidores de água e de gás, o que vai diminuir a conta do condomínio e incentivar moradores a economizarem, pois terão a verdadeira noção de quanto gastam individualmente.

Telhados verdes e brancos

Os telhados verdes e brancos ajudam a eliminar bolsões de calor e evitar até alagamentos. Em Florianópolis, inclusive, a Câmara de Vereadores aprovou o projeto 1099/2010 que prevê a instalação de telhados verdes e brancos em prédios residenciais ou não.

Piscina sustentável

Até a piscina do condomínio pode ser sustentável. Atitudes como manutenção correta, maior cuidado na hora da limpeza, reutilização da água, ficar de olho em vazamentos, adicionar sombra à piscina para evitar a evaporação, captar água da chuva e filtrar para ser utilizada na piscina são atitudes que vão tornar a sua piscina sustentável.

Compartilhamento de bens

Tenha um local em seu condomínio onde podem ser colocadas roupas que não serão mais usadas, ou utensílios e decorações. Não serve para você, mas pode ter utilidade para algum outro morador.

Meliponicultura

Uma atitude sustentável que vem sendo desenvolvida em condomínios é a meliponicultura, que é a criação de abelhas sem ferrão. Há um motivo bem importantes para esta atitude: 70% dos alimentos dependem das abelhas para polinização, assim são fundamentais na produção de alimentos. Só isto já seria motivo suficiente, mas você terá ainda produção de cera, própolis e mel com propriedades medicinais e cosméticas. E plante flores, que é o alimento das abelhas.

Áreas de lazer

Aumentar as áreas de lazer, ou fazer, para o condomínio que ainda não tem, para que os moradores a não permaneçam em casa tempo demais, saindo da frente da TV e usando menos o celular e incentivando assim maior convívio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword