Museu Hercílio Luz um dos maiores atrativos turísticos de Rancho Queimado

Museu Hercílio Luz um dos maiores atrativos turísticos de Rancho Queimado

Museu Hercílio Luz um dos maiores atrativos turísticos de Rancho Queimado

Visitar a Casa de Campos do Governador Hercílio Luz é conhecer um pouco da história de Santa Catarina. A casa é bem conservada e o jardim é lindo, perfeito para um pique nique. A recepção e a orientação sobre a casa é perfeita.

Cerca de 62 quilômetros distante de Florianópolis, a antiga casa do ex-governador Hercílio Luz, em rancho Queimado, abriga o museu criado em 1985, após sua restauração e tombamento como Patrimônio Histórico do Estado de Santa Catarina.

A casa construída no início do século XX foi adquirida em 1911 pelo governador do estado de Santa Catarina Hercílio Pedro da Luz com o objetivo de cuidar da sua saúde e para o lazer de sua família, além de ter sido palco de discussões e decisões políticas que marcaram a história de Santa Catarina.

O governador tinha uma família numerosa, Hercílio Luz foi pai de 19 filhos e por isso a casa passou por várias ampliações.

Em 1912, ano seguinte a compra da casa, Hercílio Luz foi eleito senador da República e ficou no cargo até 1915. Em 1918 foi eleito governador de Santa Catarina e reeleito em 1922, ficou no cargo até sua morte em outubro de 1924.

No período em que foi governador, promoveu grandes obras no estado, entre elas a Ponte Hercílio Luz que foi a primeira ligação entre a Ilha e o Continente em Florianópolis.

A Casa de Campo do Governador Hercílio Luiz é um dos imóveis mais visitados da Grande Florianópolis. Foi adquirida pelo Governo do Estado em 1984 e é administrada pela FCC (Fundação Catarinense de Cultura). A casa foi tombada como patrimônio histórico e cultural de SC em 1985.

A casa-museu conta com um acervo rico da cidade de Rancho Queimado e da história da família Hercílio Luz. São móveis, roupas, documentos, peças que caracterizam o estilo de vida da época.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Related Posts

Comparar

Enter your keyword