Confira as vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel

Confira as vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel

Confira as vantagens do contrato de exclusividade de venda de imóvel

É comum que certos proprietários se recusem a aceitar o contrato de exclusividade, porque acham que ficam presos a apenas um corretor. Pensam que quanto mais profissionais trabalharem na venda de seu imóvel mais rápido ela ocorrerá.

Trata-se de uma visão deturpada sobre esse contrato. O fato de apenas um corretor trabalhar no processo de venda não quer dizer que não haja comprometimento. Pelo contrário, existem mais recursos de propaganda e divulgação da unidade a ser vendida e uma dedicação bem maior por parte do profissional encarregado.

No contrato de exclusividade, o corretor se comprometerá, por meio de um documento, a cumprir determinados pontos acertados com o proprietário. Alguns desses itens são obrigatórios por constarem na cláusula e outros são relacionados à forma de trabalhar do corretor, que também se inclui no documento.

Outro ponto que deve ser abordado junto ao cliente é o fato de que esse contrato não é vitalício. Ou seja, quando acabar a vigência, o cliente terá todo o direito de escolher pela renovação ou encerramento do mesmo.

Quais são as vantagens do contrato de exclusividade?

Para convencer alguns clientes pela opção do contrato de exclusividade, o corretor deve abordar algumas questões importantes que podem pesar na decisão. Confira quais são elas!

1. Mais segurança para o proprietário

O corretor deve deixar claro para o cliente que, ao optar pela exclusividade com uma corretora, ele terá a certeza de que confiará seu imóvel a um profissional idôneo. Afinal, trata-se de um funcionário de uma imobiliária com conhecimentos suficientes acerca do mercado imobiliário e, para vender um imóvel, usa boas estratégias relacionadas à divulgação do mesmo.

Ele deve entender que a empresa se responsabiliza pela venda do seu imóvel, garantindo, dessa forma, bons resultados. Nesse negócio, o cliente deve ter conhecimento de que a imobiliária viabiliza todos os seus recursos relacionados à divulgação, e é de seu total interesse que a negociação ocorra o mais breve possível.

2. Informações mais precisas

Quando determinado imóvel é anunciado em várias imobiliárias, podem ocorrer algumas confusões, e isso pode afugentar possíveis compradores. Variados anúncios de apenas uma unidade comprometem a clareza das informações e geram dúvidas em potenciais interessados, fazendo com que se desinteressem e partam para outro imóvel.

Além disso, quando o comprador vê determinado anúncio em vários locais, tem a impressão de que o vendedor está com dificuldades de vender o imóvel e acaba propondo um valor bem abaixo do que realmente ele vale.

3. Um controle maior de visitas

Quando você opta pelo sistema de várias imobiliárias, terá que deixar cópias das chaves com cada uma delas. Ou seja, o controle de visitas não será eficiente e há o risco de danos no imóvel.

Optar por uma imobiliária deixa o proprietário mais tranquilo, já que ela se responsabilizará por cada visita agendada, tornando-se bem mais difícil ocorrer algum problema desse tipo. Terá também a certeza que não haverá a possibilidade de marcarem duas visitas ao mesmo tempo, o que causa constrangimento e, muitas vezes, desistência de uma das partes.

Além disso, poderá ser incluída no contrato de exclusividade uma cláusula que permita visitas apenas com acompanhamento de um corretor de imóveis.

4. Melhor visibilidade

A maioria das imobiliárias conta com um contrato de exclusividade com os portais imobiliários de compra e venda. Sendo assim, os melhores espaços são destinados aos imóveis que contam com exclusividade. Ou seja, são bem maiores, a descrição é mais detalhada, existe uma quantidade maior de fotos e inserção de vídeos.

Ter um anúncio em destaque abrange um número muito maior de pessoas. Afinal, ele ganha evidência por se localizar entre os primeiros. Os interessados, por sua vez, têm logo acesso. Junto a isso, existem mais ofertas de compra, cabendo ao interessado escolher pela melhor proposta. Na opção por várias imobiliárias, não há esse tipo de destaque. Seu anúncio tem limitação de espaço e de número de fotos — mantém-se entre muitos outros. sem qualquer destaque.

5. Venda mais rápida

Alguns proprietários, com o objetivo de vender o imóvel de forma rápida, não aceitam o contrato de exclusividade de venda. Na verdade, muitos não têm noção de que optar por várias imobiliárias não agiliza a venda — pelo contrário, torna-a bem mais lenta. A exclusividade exige mais dedicação por parte da imobiliária, que se empenha integralmente nos anúncios e na divulgação, com o objetivo de uma negociação mais agilizada.

Quando uma imobiliária se vê como a única responsável pela venda e negociação de um imóvel, certamente, os esforços serão infinitamente maiores. Existem interesses econômicos de se fechar o negócio, além de contribuir para melhorar sua imagem junto ao mercado imobiliário.

6. Comunicação mais transparente

O contrato de exclusividade proporciona também ao proprietário uma comunicação mais clara. Ele terá um canal de comunicação com a imobiliária e com o corretor responsável, com o qual firmou contrato. Ou seja, qualquer dúvida será prontamente elucidada, sem maiores esperas. Ao mesmo tempo, nos momentos de negociação e do pós-venda o proprietário terá total suporte da imobiliária. Os profissionais cuidarão de todo esse lado burocrático que envolve a compra e venda de imóveis.

Como você conferiu neste post, quem opta pelo contrato de exclusividade de venda de imóvel pode vender sua propriedade bem mais rápido do que imagina. As vantagens são muitas, e cabe ao corretor de imóveis convencer seu cliente.

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